Popular Posts

Thursday, March 17, 2011

O Chiclete


O chiclete vem sendo mascado a séculos.

As populações do Mediterrâneo já mascavam a doce resina da árvore almecegueira.
Basicamente naquela época o chiclete tinha duas funções básicas, limpar os dentes e refrescar o hálito.


No entanto o hábito de mascar chiclete se popularizou no mundo graças aos colonizadores dos Estados Unidos, que importaram o chicle, resina aromática e adstringente do sapotizeiro (Achras zapota), muito usada pelos nativos de Nahuatl, da Península de Yucatan, no México.


No século XIX, descobriu-se que o chicle era insolúvel em água e tinha o poder de reter sabores artificiais. Foi o início da produção industrial da goma de mascar. O industrial americano Thomas Adams começou a fabricar a guloseima em grande escala a partir de 1860.

As transformações foram acontecendo;
A fim de obter o produto, quebravam-se blocos compactos de chicle, que eram então fervidos junto com xaropes e adoçantes.
Depois de fria, a mistura recebia mais açúcar.
Após a Segunda Guerra Mundial, vários tipos de resina sintética e ceras substituíram a resina do sapotizeiro. Parafinas, ceras vegetais, corantes e aditivos variados também passaram a fazer parte da receita, para evitar a aderência aos dentes e proporcionar diferentes sabores.

O chiclete é tão popular que hoje você encontra chiclete de todo tipo e com os mais variados sabores.




Fonte da pesquisa: revista Mundo Estranho (Editora Abril)



Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.

No comments:

Post a Comment