É um fato curioso, até porque a maioria das pessoas, e eu também achava, que as sementes são aqueles pontinhos pretos no meio da banana; é amigos quem pensava como eu, enganou-se.
"Os pontinhos pretos são apenas óvulos não-fecundados da flor da bananeira", afirma o engenheiro agrônomo Oscar Ramon Pena Bendeck, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba (SP).
Bananas com sementes são um privilégio das espécies selvagens, que no Brasil podem aparecer em regiões litorâneas de Mata Atlântica.
Na verdade, as variedades de banana mais consumidas não possuem sementes.
Os tipos tradicionais de bananas, reproduzem-se pela chamada propagação vegetativa, onde os brotos das novas plantas surgem a partir da planta-mãe.
No caso das bananas, eles aparecem do chamado rizoma, uma estrutura na base da bananeira de onde saem as raízes e o caule.
Existe uma vantagem para esse tipo de reprodução, a muda atinge a fase adulta em muito menos tempo que as frutas que começam a crescer a partir de uma semente.
"Mas a maior desvantagem é que todas as bananeiras serão idênticas à planta-mãe. Se a planta que deu origem aos brotos for suscetível a doenças, as descendentes também serão", afirma, Adriano Stephan Nascente, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia.
Texto adaptado da revista mundo estranho (Editora Abril)
Até o próximo post. Um abraço, sempre sincero; BELcrei2011
As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção imediatamente.
No comments:
Post a Comment