Provavelmente você estava esperando conhecer um homem ou uma mulher, talvez ainda algum bicho; mas a verdade é que a criatura mais antiga do nosso globo, ainda com vida é uma árvore milenar.
A Pinus aristata, um pinheiro nativo dos Estados Unidos.
Os cientistas já conseguiram determinar que essa vovó do mundo vegetal pode viver por mais de 4 mil anos.
O exemplar mais antigo, apelidado de "árvore Matusalém" - já passou por 4 780 primaveras e invernos e continua firme e forte na Califórnia, em uma floresta a 4 mil metros de altitude, com pouca chuva e clima frio.
O mais incrível disso tudo é que, esse ambiente hostil é um importante ingrediente na receita de longevidade da Pinus aristata, porque os ventos gelados desencorajam a presença de insetos e previnem infestações de fungos e pragas.
Outro segredo é que esse pinheiro usa praticamente toda a energia adquirida na fotossíntese para a sobrevivência, e não para o crescimento.
Com essa estratégia, a árvore aumenta apenas 0,02 centímetro por ano, e mesmo os troncos mais velhos não ultrapassam 18 metros de altura.
Bom agora você já sabe quem é nossa tatarataratatarataraavó. :-)
Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.
No comments:
Post a Comment