Popular Posts

Monday, July 11, 2011

Tatuagens, tão antigas quanto o mundo.


Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade.

Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes.
É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal - indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade.

Um registro bem mais antigo foi detectado no famoso Homem do Gelo, múmia com cerca de 5.300 anos descoberta em 1991, nos Alpes.
As linhas azuis em seu corpo podem ser o mais antigo vestígio de tatuagem já encontrado - ou, então, cicatrizes de algum tratamento medicinal adotado pelos povos da Idade da Pedra.

Mesmo com tantas incertezas, os estudiosos concordam que, já nos primórdios da humanidade, a tatuagem deve ter surgido na busca de tentar preservar a pintura do corpo.


"Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos", segundo a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos, ornamentação e até mesmo camuflagem.



Fonte do texto: revista mundo estranho (Editora Abril)




Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.


Este post já recebeu:
Visitas únicas!

No comments:

Post a Comment