Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro:
vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
É o mesmo efeito do prisma, que aprendemos na escola: cada cor é refletida em um ângulo diferente e muda de direção ao retornar para a atmosfera. A cor vermelha é a que se propaga mais rápido, formando a faixa superior do arco-íris.
A violeta, a mais lenta, aparece na parte inferior.
Chuva ou umidade do ar favorece o fenômeno; veja como ele acontece:
- Dentro da gota d’água ou de vapor, o raio solar passa por uma refração - ou seja, se divide nas sete cores que compõem a luz branca
- Cada onda colorida é desviada em um ângulo diferente, de acordo com suavelocidade de propagação
- Os raios coloridos são refletidos na borda do fundo da gota
- Ao saírem da gota, os raios são desviados mais uma vez. O efeito é igual aode uma lente de aumento
- O espetáculo acaba quando o Sol muda de posição ou quando um vento forte dissipa a umidade do ar
O fenômeno é tão comum que os cientistas acumulam alguns recordes coloridos. "Em laboratório, foram observados mais de 12 arco-íris a partir de uma única gota d’água", segundo o físico José Pedro Rino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Texto adaptado da revista mundo estranho (Editora Abril)
Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.
No comments:
Post a Comment